segunda-feira, 22 de junho de 2009

DIÁRIO DE HERAKLION - DIA 7

Dia 7 - 21/06/2009
Após mais um dia de descanso, a nossa equipa garantiu hoje o 13.º lugar da classificação final. Este lugar foi obtido devido à falta de comparência da equipa da Universidade de Kozminski (Campeã da Polónia), alegadamente causada pelo agendamento indevido do vôo de regresso desta equipa ao seu país.
Esta situação desagradável (repetida pela equipa de Israel), aliada a um regulamento desadequado, permite obter uma classificação final em que equipas que desistem se classificam à frente de equipas que respeitam integralmente a competição e os adversários.
A título de exemplo, é o mesmo que atribuir a medalha de ouro numa prova de meio fundo à “lebre” (atleta chamado para imprimir um ritmo vivo inicial a uma prova e desistir passadas algumas voltas) se esta desistir da corrida enquanto ocupava a primeira posição. Simplesmente inqualificável numa competição desta envergadura…
De facto, apesar de termos condições físicas (alojamento, refeições e pavilhões) como nunca antes houve num CEUB, o contributo do Comité Organizador deixou os participantes bastante agastados. Da nossa parte, registamos falhas graves que afectaram a qualidade da nossa digna participação, como o facto de se terem esquecido de agendar os nossos treinos ou de terem permitido, numa clara violação das regras, que a Universidade de Génova disputasse o jogo contra nós com equipamentos não autorizados e sem números (!!). Ainda ontem, por exemplo, assistimos a uma tentativa de fuga a alta velocidade de um comissário a um jogo, quase com atropelamento, apenas porque uma das equipas envolvidas se preparava para apresentar um protesto no final desse mesmo jogo. Hilariante, se não fosse tão grave…
Em jeito de balanço esta foi, com 2 vitórias e 3 derrotas (68 pontos marcados de média e 81 sofridos), a melhor prestação de sempre da Universidade de Aveiro num Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol, apesar de não ter sido atingido o objectivo de terminar nos 8 primeiros. Pode-se mesmo dizer que, acaso não fossemos tão leais (se tivéssemos protestado o jogo com os italianos pelo motivo acima descrito), poderíamos estar hoje a celebrar essa histórica conquista. E, realmente, nunca estivemos tão perto de o conseguir desde que o campeonato tem mais de 10 equipas…
Em termos individuais (médias por jogo), os destaques da nossa equipa neste campeonato vão para o Bruno Roxo (7 ressaltos e 4 roubos de bola), Pedro Coelho (12 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências), Ângelo Oliveira (12 pontos e 7 ressaltos) e para o MVP da nossa equipa, João Santos (22 pontos, 6 ressaltos e 3 roubos de bola).
Hoje disputa-se a final entre a Rússia e a Eslovénia. Amanhã é dia do ansiado regresso a Portugal. A todos quantos nos apoiaram e foram enviando bonitas mensagens de incentivo, o nosso sincero MUITO OBRIGADO!
Abraço,
Fernando Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário