AAUAv




 A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) fundada em 28 de Junho de 1978, sob a designação de Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro. Existe para a representação institucional dos estudantes da Universidade de Aveiro, bem como para a expressão, defesa e promoção dos interesses e aspirações estudantis.
 Ao longo destes anos a AAUAv tem procurado defender os interesses desta Academia, assumindo assim, uma grande diversidade de estilos e não se esmorecendo perante os constrangimentos que tem vindo a enfrentar.
 A AAUAv tem contribuído para a formação dos estudantes da UA, através do fomento de actividades culturais, físicas, desportivas e político-sociais. Estabelecendo sem duvida a ligação da Universidade de Aveiro e dos seus estudantes à realidade socio-económica e política do país e da região, promovendo sobretudo os valores fundamentais do ser humano;
Actuando em três áreas específicas (académica, política e social), a Associação Académica da Universidade de Aveiro representa todos os alunos inscritos na Universidade de Aveiro. E tem desde a sua génese a função de defender e promover os valores fundamentais do ser humano; contribuir para a participação cívica dos seus membros na discussão de problemas educativos e cooperar com todos os organismos estudantis, nacionais ou estrangeiros, cujos princípios não contrariem os estatutos desta Associação; bem como participar na gestão e orientação da Universidade de Aveiro.
 Os corpos gerentes da AAUAv são a Direcção, a Mesa da Assembleia Geral e o Conselho Fiscal, os quais têm as suas atribuições e composição estabelecidos nos estatutos publicados no Diário da Republica – III Série nº 166 de 20.05.1997. Eleitos anualmente por sufrágio universal exercido pelos estudantes da Universidade de Aveiro compete-lhes genericamente, a gerência democrática da Associação. Não obstante, a persecução dos objectivos anteriormente enunciados, para que a Assembleia Geral seja soberana, assenta na participação livre do maior numero de estudantes (associados ou não), numa dinâmica solidária, mobilizadora e construtiva.

 Enquanto agente político, a AAUAv sempre procurou, de forma séria e responsável, salvaguardar os interesses daqueles que representa. Prova disso é o incansável trabalho que ao longo dos anos que a Associação tem desenvolvido de modo a conduzir o nosso Ensino Superior Português a uma qualidade, essa sim, de nível superior.