quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CONTINUAMOS A JOGAR APENAS 30 MINUTOS


Galitos/AAUAv:
Manuela Oliveira (2), Cláudia Conceição (4), Catarina Martins (10), Daniela Ramos (1), Inês Afonso, Catarina Monteiro (7), Vânia Costa (1), Maria Cristo (3), Andreia Migueis (5), Diana Marques, Sara Morais (10) e Rita Pires.

Marcha do Marcador:
7-12; 18-23 (11-11); 34-35 (16-12); 62-43 (28-09).

O que diz o treinador:
"Este foi o último jogo da série de jogos contra as equipas que ainda não tinham perdido nesta 1ª volta do campeonato. O formato competitivo não permite grandes deslizes para as equipas que querem atingir a fase seguinte e, como tal, a nossa margem de erro para este jogo era nula.
Entrámos muito bem no jogo, de forma concentrada e solta rapidamente construímos uma vantagem de 10 pontos. Utilizando uma defesa consistente e sem grandes erros condicionámos o ataque da equipa adversária e conseguimos sair para transições rápidas complementadas com ataques bem explorados e com boa selecção de lançamento. No final do período, alguns erros defensivos permitiram ao Esgueira uma aproximação a partir da linha de lance livre e o período terminou com 7-12.
No 2º mantivemos a mesma qualidade de jogo e, apesar de permitirmos um parcial de 0-8 ainda terminámos a 1ª parte na frente do marcador com a mesma vantagem do 1º período, isto é, 5 pontos.
O intervalo voltou a ser nefasto e na entrada da 2ª parte permitimos mais um parcial de 0-6 que relançou o jogo e motivou a equipa adversária. Apesar disso, reagimos e conseguimos terminar o período na frente do marcador, ainda que pela margem mínima.
Tal como no jogo anterior, o nosso jogo terminou ao fim de 30 minutos e apenas uma equipa jogou no 4º período. A equipa do Esgueira conseguiu aproveitar a nossa má entrada no período e rapidamente passou para a frente do marcador após nos infligir um parcial de 0-10. Muitos erros na defesa e falta de discernimento no ataque resultaram num período de péssima qualidade permitindo à equipa adversária ganhar o parcial por 28-9 (19 pontos!).
Tal como na semana passada, jogar 30 minutos não chega para vencer as equipas que lutam pelos mesmos objectivos. Além disso, cometer erros infantis na defesa de situações de 1x1 e perder de forma inequívoca a luta nas tabelas são factores determinantes para perder jogos desta natureza. A equipa do Esgueira foi claramente mais forte em ambas as situações, beneficiando de muito mais posses de bola e oportunidades de segundos lançamentos que terminaram em lançamentos fáceis perto do cesto ou faltas provocadas.
Relativamente às faltas, não posso deixar de referir a enorme diferença entre as 2 equipas neste aspecto particular: enquanto a equipa da casa apenas fez 13 faltas, nós cometemos 29 (!), permitindo que o Esgueira fosse para a linha de lance livre 4 vezes mais que nós (40 contra 10!).
Nas equipas com personalidade e espírito guerreiro as derrotas servem para melhorar e crescer, nas restantes servem para se lamentarem e desculparem sempre que encaram novas derrotas.
De salientar o bom ambiente de derby no pavilhão de Esgueira, sinal que o basquetebol feminino ainda atrai pessoas aos pavilhões de Aveiro.
Por Hugo Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário