terça-feira, 25 de agosto de 2009

VARZINISTA DE SAÍDA. E AGORA ROXO?

Marco Ferreira, 5 épocas na equipa da AAUAv, é outra das caras que está da saída da equipa.

Prestes a terminar o curso de Engenharia Electrónica e de Telecomunicações, Marco conta com 3 títulos de Campeão Nacional Universitário, um segundo lugar e um terceiro lugar; 3 participações no Campeonato Europeu Universitário, bem como a participação nas competições da FPB, onde fez parte da equipa que participou no CNB2 nas ultimas duas épocas.

Em poucas palavras, como descreverias os 5 anos que estiveste com a equipa?
Foram anos únicos, que nunca pensei vir a passar numa equipa sénior. Duvido que volte a encontrar uma equipa cujo espírito de grupo se compare com o que eu tive nos 5 anos que passei na equipa.
Quais os momentos que mais te marcaram?
Claro que todos os títulos ganhos foram fantásticos, ainda para mais para um fraquinho como eu que nunca tinha ganho nada antes. Mas para mim isso não foi o MAIS positivo. O que realmente me marcou e vou levar para sempre comigo foram todas as vezes em que eu e os meus colegas de equipa tivemos juntos. Seja nos treinos, jogos, torneios, saídas... Estes momentos não têm preço! Como momentos negativos foram sem dúvida as lesões estúpidas que tive nos últimos dois anos. Se não tivesse sido isso, talvez hoje o Roxo tivesse metade dos minutos de jogo, e quase os mesmos pontos (se bem que menos de nada é impossível) :D
O basket: "stop" ou "pause"?
Penso que será um stop! Já não tem a mesma piada de antes, e na verdade já estou um bocado farto. As lesões também não ajudaram a ganhar motivação para continuar. Mas nunca se sabe, eu continuo a ter algumas referências, e admiro a vontade e alegria que demonstrou por exemplo o Fanã até deixar de jogar e que o Cap Garcia continua a demonstrar. Acho que me vou contentar só com uns playgrounds de vez em quando com o pessoal para além de dedicar-me a outras coisas. Estou a ficar um pró no ténis agora!! :D
É inevitável fazer-te esta pergunta: Com um currículo destes, a tua saída só se pode ficar a dever a uma transferência milionária... Qual o teu "destino"?
Claro que sim! Há algumas hipóteses em cima da mesa, algumas do estrangeiro, outras de Portugal, mas o pessoal da equipa sabe como funciono. Parado não vou ficar, e o mais certo é ir para algum sitio longe de Aveiro. Eu preciso de ver para depois levar lá o pessoal comigo. Por isso, seja para onde for eu vou por vossa causa. Alguém tem de ir ver... e depois só vamos onde interessa.
Uma mensagem para a equipa:
Quero dizer que foi um prazer ter vivido estes anos convosco! Conheci personagens únicas e que nunca me hei de esquecer. Quero também pedir para me continuarem a convidar para as cenas, preferencialmente para as saídas, mas se for preciso também podemos ir bater umas bolas. Mas isso só ás vezes! Um obrigado especial aos dois treinadores que tive por cá, ao Semedo e ao avô Fanã! Foi um prazer trabalhar com eles. João, um muito obrigado para ti também, tiveste sempre lá nos momentos mais difíceis a dar-me força e a apoiar-me. E claro, obrigado a todos os amigos com quem eu tive o prazer de jogar. Sem vocês não havia equipa! Mas tenho de referir aqui dois nomes que me acompanharam desde o meu primeiro até ao meu ultimo treino na equipa. Garcia e Manel, foi indescritível ter convivido convosco tanto tempo!! Ah, não deixem que o Casa mande nisto sozinho e não deixem que o projecto acabe.
FOI UM PRAZER FAZER PARTE DESTA EQUIPA!

7 comentários:

  1. Mais um a sair e mais uma lágrima no canto do meu olho... Grande Marco, vulgo Taveira, tb conhecido por Flores, Marco Paulo ou Marco Ferreira!!! Tens quase tantas nomes como eu, jobem!!! :D

    Um grande abraço para o mais crónico dos lesionados com quem tive o prazer de partilhar o banco! Para a história fica a fase final de 2006, em que moldámos o rabo naqueles bancos suecos da UTAD!!! ;)

    Diverte-te e vê se vais dando notícias! :)

    Dani

    ResponderEliminar
  2. Fiquei comovido com as tuas palavras... =p
    Dignas de um campeão... :D

    Como já te disse, continuo a acreditar que ainda nos vais acompanhar este ano!

    Tens de estar presente no meu regresso.. Se estivemos juntos nas lesões e na recuperação (fisio), agora vamos ter de estar juntos no 1º treino da época..

    Um grande abraço AMIGO!

    MM12.

    ResponderEliminar
  3. Tou a tentar escrever sem molhar o teclado AMIGO!!Ainda por cima tenho de escrever isto depois de mais um daqueles momentos que falavas, de loucura com o pessoal que foi este fim de semana...espero que seja mesmo um até breve e nunca um adeus,o nosso campo de basket precisa de um gajo que fale em decisan,pan,lesan e outras coisas coisas acabadas em an!!!

    Fiquei verdadeiramente tocado com as tuas palavras amigo!Sem ti isto não vai ser o mesmo e claro que quem vier de novo vai ouvir muitas historias de equipa com o nome do Marco/Taveira e isso é impagável!!

    OBRIGADO por tudo que trouxeste a esta equipa, és um verdadeiro CAMPEAN!!!!!!!!!

    Enorme abraço!!!!

    Cap

    ResponderEliminar
  4. Marco nem acredito que vais abandonar!!! Depois da conversa que tivemos pensei que me ias acompanhar na pré-época... E agora como é? Vais-me deixar sozinho com estes gajos todos que só criticam o pessoal de lá de cima?

    Foi um prazer ter-te conhecido e ter tido um ano impecável contigo(em termos de copos vá... :D)

    Um grande abraço para ti maior

    ResponderEliminar
  5. Grande Marco:

    Aproveito a ocasião para dizer que foi, para mim, um grande prazer ter sido teu companheiro de equipa durante dois anos.
    Acho que é escusado falar nas tuas qualidades enquanto amigo...dava pano para mangas...digo apenas que és um tipo impec. Aquele que 5 estrelas nunca chegam para classificar.
    Gostaria de falar, isso sim, daquilo que a equipa perde com a tua saída...Para além dum bom jogador em termos físicos e técnicos (e que até podia um dia vir a ser um bom lançador se continuasse a aprender comigo :D) a UA perde, seguramente, um dos MAIORES EXEMPLOS de como se deve comportar alguém que faz parte duma EQUIPA. O respeito e amizade pelos colegas de equipa e treinadores, a forma como viveste cada jogo (independentemente de estares em campo, no banco ou na bancada), a maneira como lidaste com os erros dos colegas, a dedicação demonstrada mesmo nos momentos mais difíceis (parece que ainda te estou a ver a correr à volta do campo e a fazer abdominais com um braço ao peito enquanto nós treinávamos) e, por fim, a forma como colocaste SEMPRE os interesses da equipa à frente dos teus é algo que jamais esquecerei e que deve servir de EXEMPLO a todos (SEM EXCEPÇÃO) os que tiveram o privilégio de privar contigo e aprender com essa grande forma de estar.

    Abração

    César

    ResponderEliminar
  6. Não...o Flores não!!!

    Pois é, mais uma baixa na equipa.

    Já disseram tudo..amigo, jogador, conselheiro, profissional, o man dos an's :D , dia triste este!! a equipa perdeu mt..

    Flores, desejo-te as maiores felecidades quer a nivel pessoal como profissional..não deixes este desporto..o basquete em geral ia perder mt :P ahah

    Bem maior, akel abraço e quero-te agradecer por tudo, pelos bons anos que passamos juntos..e peço desculpa por alg1a coisa!!

    abraço sentido e fofo!

    ResponderEliminar
  7. Muito podia ser dito... Muito podia ser contado...
    Marco, para mim foi um prazer ter jogado contigo e ter partilhado momentos espectaculares!
    Uma pessoa como tu não abandona... faz uma pausa!

    Aquele abraço,

    Jorge Farias.

    ResponderEliminar