sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

Image and video hosting by TinyPic


A equipa de basquetebol da Associação Académica da Universidade de Aveiro realizou esta quinta-feira um jogo de basquetebol adaptado, contra a equipa de basquetebol da APD Paredes (Associação Portuguesa de Deficientes - Paredes). O resultado final foi de 30-8 para a APD-Paredes.


O jogo, com o objectivo de sensibilizar o público para a importância do desporto na integração de pessoas com necessidades especiais, foi realizado com as duas equipas em cadeira de rodas, e em duas partes de 15 minutos cada.
A experiência foi muito enriquecedora, e permitiu que os atletas da AAUAv se apercebecem de algumas das necessidades e entraves que, pessoas com este tipo de necessidades, têm no seu dia-a-dia.


Foi um "treino" acima de tudo muito divertido e cheio de fair-play, onde acabou por dominar a experiência, já que os nossos atletas na maior parte das vezes se viam "bloqueados" pelos atletas da APD Paredes, o que nos deixou a pensar: "e agora?". "Pois, agora há que voltar para trás e ir por outro sítio".
(No fundo este é só um dos problemas que as pessoas que dependem da cadeira de rodas para o seu dia-a-dia enfrentam, em especial quando se deslocam pelas ruas das nossas cidades.).

No final houve ainda tempo para o público que assistia na bancada experimentar as cadeiras de rodas, e tentar compreender o que é depender de uma para para ter alguma independência.


Mais fotos para breve....
Página da APD-Paredes : http://www.apd-paredes.org.pt/

2 comentários:

  1. Os meus parabéns a todos por esta iniciativa.
    Foi, apesar das naturais dificuldades de adaptação da equipa da UA, muito bonito de se ver. São acções destas que dão muito mais sentido e valor a certas acções que diariamente se repetem ou a faculdades que se julgam "eternas".
    Parabéns especiais à equipa de Paredes pelo trabalho realizado, pela alegria, pela determinação e pela belíssima demonstração de amor ao jogo.
    Parabéns ao Cristiano, pelos ensinamentos como árbitro e pela capacidade de trazer até nós esta iniciativa magnífica, que espero que seja para repetir.
    Um abraço a todos e muitas felicidades para as duas equipas (UA e Paredes)!

    ResponderEliminar
  2. Foi um enorme prazer poder ter participado nesta iniciativa e ter convivido com a equipa da AD Paredes É uma iniciativa a repetir mas com uma ampla divulgação.São exemplos destes (Força de vontade,sacrifício determinação com enorme alegria) que nos fazem entender melhor o Mundo em que nos movemos e nos fazem crescer como homens.
    Um grande bem haja a todos participantes e apoiantes.

    ResponderEliminar