domingo, 27 de julho de 2008

Diário de Novi Sad - Dia 7

Hoje termina o VIII Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol.
A favorita Lituânia defronta, na final, a fortíssima equipa Servia de Belgrado, pelas 21h00 locais. O jogo é transmitido em directo no site oficial da prova para todo o mundo.
Pela manhã defrontámos a equipa da Suíça, tendo obtido a nossa primeira vitória neste campeonato. O resultado, 81-67, permitiu-nos a conquista da 17ª posição na classificação final. Resultado que sabe a pouco mas que temos que aceitar e assumir como justo.
Neste jogo de despedida, contra o adversário menos apetrechado deste campeonato, a vitória foi clara, destacando-se as prestações de Bruno Santos (23 pontos, 7 ressaltos), Marco Ferreira (15 pontos, 2 roubos de bola) e Bruno Roxo (10 ressaltos), num jogo em que todo o colectivo cumpriu o que foi pedido.
Num primeiro balanço, a nossa prestação permitiu atingir o principal objectivo: fazer um diagnostico claro da real valia da equipa da AAUAv no contexto do basquetebol europeu universitário de topo. É certo que o objectivo de fazermos melhor do que já tinha sido feito anteriormente não foi, em termos de classificação final, atingido. Contudo, as exibições e os resultados alcançados, são motivadores. Servirão para encurtarmos rapidamente a distância que nos separa das Universidades que actualmente ocupam o Top 10.
Em resumo, em 6 jogos conseguimos uma vitoria e 5 derrotas, com uma media de 67 pontos marcados e 81 sofridos, tendo apenas perdido um jogo por uma diferença pontual exagerada (Croácia, 47 pontos).
Por acreditarmos ser possível, para o ano queremos repetir a presença e melhorar, de forma bem clara, a classificação alcançada, de modo a continuar o percurso de afirmação da nossa equipa na Europa.
Para finalizar, o nosso Muito Obrigado a todos pelo apoio dado ao longo destes dias. Sabe bem sabermos que tantos estiveram connosco.
Até breve.

1 comentário:

  1. A todo o pessoal da AAUAv presente no campeonato Europeu Universitário um grande bem-haja directamente de Braga!

    A equipa da AAUM que já teve a sorte de organizar e participar num Europeu Universitário sabe o quanto é díficil ombrear com países com condições e tradições bem distintas das nossas! Ainda mais longe de casa como vocês estão! Vocês foram ENORMES!

    Um grande abraço e bom regresso! Parabéns pela excelente prestação!

    P.S. - Parabéns Grande Fernando...fizeste um trabalho notável este ano e é de treinadores assim que o Basket português precisa! Força Campeão!

    JPChaves

    ResponderEliminar