quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ENTREVISTA COM RICARDO BRITO

Ricardo Brito é mais uma das caras que deixa a equipa. Aos 32 anos, e após INÚMEROS títulos alcançados com a camisola da Universidade de Aveiro, Brito parte para uma nova aventura...ser treinador da equipa feminina do Galitos/AAUAv, bem como da equipa que representará a Universidade de Aveiro nos CNU's.
Passaste inúmeros anos na Universidade de Aveiro.Que bons e maus momentos te ficaram na memória?
Como estudante obviamente os maus momentos foram as negativas nos exames extremamente difíceis que os professores faziam. Sem duvida o melhor momento foi quando terminei o curso.. Foi indescritível o peso que saiu dos ombros…

A nível universitário participaste em diversos campeonatos nacionais e europeus sendo neste momento o atleta mais medalhado da Universidade de Aveiro. Quais os que mais te marcaram?
Para mim é uma honra ser o atleta mais medalhado mas, ao mesmo tempo, tornou-se ao longo dos anos uma responsabilidade…
Como jogador o momento mais negativo foi a minha grave lesão que me afastou da ida ao Europeu…
Os momentos mais positivos, posso eleger 2: o 1º titulo universitário em que, sendo o mais novo da equipa, acabei por ser o melhor marcador da mesma e soube mesmo bem ganhar esse titulo…
O 2º e mais emocionante foi o ultimo pois marcou um fim de uma página da minha vida… (acima de tudo não poder participar dentro de campo, foi muito mais difícil aguentar a pressão, estar lá dentro é bem mais fácil!!!)

Algum episódio caricato que queiras partilhar?
Fora e dentro de campo houveram imensos episódios caricatos… Fora de campo alguns não se podem contar (lolol) mas quem não se lembra daqueles pezinhos que enviaram uma bola na cabeça da guia na Servia? Lolol
Dentro de campo felizmente não foram muitos, mas quem não se lembra após uma noite mal dormida em Vila Real tropeçar na bola, ou continuar a driblar sem bola?
Mas o melhor de todos posso eleger o passe de costas fabuloso de “Brito Nash” que ninguém entendeu... lololol

És o autor da célebre frase “a mais feia é a minha” mas sendo tu um homem extremamente atraente, explica-nos porque fazes tanto sucesso entre o sexo feminino?
Vindo do meu colega de quarto (o bonito Bruno Roxo) esse elogio soa um bocado Gay, mas eu respondo na mesma…
Sabendo eu do sucesso que faço e sendo, tal como o grande “Nash”, um excelente passador, acabei por decidir “passar” as raparigas mais bonitas aos meus colegas de equipa e contentar-me com as mais feiiiinhas :)
Já és treinador de basket à uns anos e descobriste grandes talentos como o Paulinho. Desejas ser o Mourinho do basket?
Em relação a ter descoberto vários talentos neste desporto, é verdade, mas posso dizer que esse senhor Paulinho foi uma “pedra” ou seja um marco negativo na minha carreira como treinador…
Brincadeirinha… foi um prazer treinar todos os atletas que treinei até agora e ter jogado com alguns deles foi ainda mais brilhante, com todos aprendi e continuo a aprender para um dia sim chegar a ser o ” Mourinho do Basket”…

Agora tens um novo desafio com uma equipa feminina. Quais as tuas expectativas para este ano?
Como sou extremamente ambicioso, claro que coloco as expectativas muito altas, mas sempre com os pés acentes na terra.
Contudo tenho noção que só com muito trabalho, empenho e a colaboração das atletas poderei atingir os objectivos a que me proponho…
“Mãos ao trabalho…”

Alguma mensagem que queiras deixar aos teus ex-colegas?
Não vou destacar ninguém em concreto pois além de terem sido muitos, todos eles foram impecáveis comigo.
Mas aproveito a oportunidade de agradecer aos meus companheiros da 1ª equipa que me receberam muito bem (mesmo sendo altamente praxado) e que me ajudaram a entender o prazer que é representar a UA nos campeonatos universitários. Aos companheiros da minha ultima equipa pelo apoio que me deram no pior momento da minha carreira que foi a minha lesão…
A todos os que virão a representar a equipa de basquetebol da UA espero que entendam a responsabilidade que é vestir essa camisola, pois existe um passado cheio de gloria e tradição que deverá ser mantida no futuro. Aos que ficam têm a responsabilidade de transmitir isso…
Boa sorte!!!!

Ass. Ricardo “Nash” Brito

6 comentários:

  1. e quem é que n se lembra da mítica escalada na queima e do shor agente da autoridade que andava a parar carros e a controlar as filas nas casas de banho da semana do enterro.... e mts outras histórias tb :)
    Brito que grandes momentos já passámos, já n vamos continuar a jogar juntos mas continuaremos com certeza a ser grandes amigos.

    Obrigado e boa sorte...

    P.S. Tou a espera de convite para as festas temáticas na tua casa nova lololol

    ResponderEliminar
  2. ... e das idas a Coimbra... mas nem vale a pena falar disso! ;D

    Um grande abraço e boa sorte nesta tua nova aventura.

    ResponderEliminar
  3. E de idas a padaria em vila real comigo e vir aos tombos sem ver o hotel para depois olhar para o outro lado da estrada e la estava o safado do hotel...:D
    Muitos e bons momentos mesmo!!
    Grandes momentos,dentro e fora do campo,excelente mesmo grande Brito!
    Deixamos de jogar juntos mas continuamos juntos como amigos, sem duvida para sempre!!


    PS: essas fas festas,sao sempre bem vindas:D

    Grande abraço grande Nash!!!

    Cap

    HG

    ResponderEliminar
  4. ou o dia em que o pavilhão estava ensopado e o brito andava a fazer patinagem artistica....

    Forever Nash

    ResponderEliminar
  5. Ei ja nem me lembrava dessa da escalada, foi lindo e o almeidinha quase a levar nos cornos do segurança porque tava a meter o foco de luz ao chao, mas sem duvida o auge foi em Vila Real o pavilhao a chamar por ti Brito foi doutro mundo...

    Assinado:Festerfell muahah

    ResponderEliminar
  6. E o extintor na Polónia??
    Ass: Almeidinha

    ResponderEliminar