quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O DESPERTAR DAS GUERREIRAS



Galitos/AAUAv:
Manuela Oliveira (3); Daniela Ramos (5); Inês Afonso; Rita Pires (4); Andreia Migueis (7); Raquel Soares (25); Joana Reis; Ana Sami, Mariana Pinto e Sara Morais (13).

Marcha do Marcador:
17-10, 26-17 (9-7), 34-40(8-23), 51-57 17-17).

O que diz o treinador:
"Com a deslocação a Leça da Palmeira encerrámos a 1ª volta do campeonato. Depois da péssima exibição na jornada anterior, esperava-se que a equipa regressasse às boas exibições e ao estilo de jogo que se adequa ao potencial das jogadoras.
A primeira parte foi de fraquíssima qualidade. A equipa do Leça tem a possibilidade de ter em campo 3 jogadoras relativamente altas e duas jogadoras mais baixas mas muito rápidas. Entrámos com uma defesa apática e com erros elementares sucessivos que permitiu à equipa anfitriã impor o seu jogo. Para agravar a exibição, o desempenho no ataque foi deplorável, com inúmeras perdas de bola, sobretudo resultantes de maus passes, má selecção de lançamentos, más opções no ataque e demasiados lançamentos fáceis falhados. Esta exibição desastrosa justificava claramente a vantagem de 9 pontos com que a equipa adversária foi para o intervalo.
No intervalo não houve qualquer indicação técnica. O breve período em que estive com a equipa no balneário apenas serviu para mostrar o meu desagrado e irritação pela forma como a equipa estava a jogar e a lidar com a situação.
A equipa regressou ao campo com o orgulho ferido e com a consciência que era preciso mudar de atitude para levar de vencida a equipa de Leça. Conhecedoras do que era preciso fazer e das tarefas que se impunha cumprir, entraram determinadas a mudar o jogo e o 3º período foi claramente a imagem do que esta equipa é capaz de fazer. Com uma defesa agressiva e transições rápidas foi possível mudar completamente o rumo do jogo. Com toda a equipa a defender com consistência e a soltar a bola para fortes contra-ataques foi possível marcar neste período 23 pontos, 14 dos quais sem resposta. Destaque ofensivo para os 12 pontos da Raquel e 7 da Sara durante este período, que souberam aproveitar da melhor forma as assistências das colegas e boas situações de 1x1.
No 4º período a equipa da casa reagiu e equilibrou a partida chegando a estar a apenas 3 pontos. Um parcial de 00-08 devolveu-nos alguma serenidade e, apesar da insistência do Leça, conseguimos controlar o jogo até à vitória final.
Este foi um jogo verdadeiramente atípico com duas partes distintas. A primeira parte só pode ter um comentário: desesperante! A equipa sabe que não há margem para errar porque a luta pelos dois lugares que dão acesso à fase final é muito intensa. A grande capacidade de reacção e a atitude guerreira com que as jogadoras encararam a segunda parte foi a chave do sucesso. Sabemos que são as jogadoras que ganham os jogos, mas isso foi particularmente evidente neste jogo, em que o papel técnico do treinador foi mínimo para alcançar esta importante vitória.
São vocês que ganham os jogos, não esqueçam isso.
Quero aproveitar para felicitar a equipa feminina de sub-16 pela brilhante conquista do campeonato distrital. Os meus parabéns a todas as jogadoras, à equipa técnica e aos directores. É lindo ver o pavilhão cheio e o apoio do público. Uma palavra especial para a Mariana Morais com votos de que seja forte e melhore rapidamente da lesão que contraiu no primeiro jogo desta fase final."
Por Hugo Fernandes


Sem comentários:

Enviar um comentário