quinta-feira, 28 de outubro de 2010

LOCAIS DOS TORNEIOS DE APURAMENTO ESCOLHIDOS

A Direcção da FADU atribuiu, na passada 3ª feira, a organização dos dois Torneios de Apuramento do Campeonato Nacional Universitário deste ano.

O I Torneio de Apuramento, que já estava marcado para os dias 9 e 10 de Dezembro, e que irá marcar a estreia em Campeonatos Universitários para a maioria do nosso plantel, irá ser organizado em Vila Real pela Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD). A AAUTAD, que após ter ficado em 3º lugar em 2009, não se conseguiu classificar para a fase final do ano passado.

 

Quanto ao II Torneio de Apuramento, voltamos a disputá-lo em casa, ficando a "nossa" AAUAv com a responsabilidade de o organizar nos dias 1 e 2 de Março do próximo ano. Esperamos, assim, fazer melhor que no ano passado em que ficámos em 2º lugar ao perder na final com a AAUBI.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AAUAv ALCANÇA PRIMEIRA VITÓRIA NO CNB2

 

AAUAv: Leandro Vaz (44), Diogo Soares (2), Rui Puga (8), André Silva (5) e Rúben Carvalho (7) - 5 inicial - Luís Mendes, André Ferreira, Diogo Lopes, Bruno Monteiro, João Alexandre (9), Samuel Oliveira (3) e António Araújo.

Marcha do Marcador:
25-18; 42-36 (17-18); 61-52 (19-16); 78-67 (17-15).

 
O que diz o treinador:
"Apesar de justificarmos o favoritismo que, de alguma forma, nos era atribuído, tivemos dificuldades para anular os pontos fortes do nosso adversário e deixámos transparecer alguma insegurança e intranquilidade para lidar com situações novas em determinados momentos de jogo. O número de pontos sofridos não reflecte os erros defensivos cometidos, do mesmo modo que o número de pontos marcados não traduz de forma fidedigna a falta de clarividência para superar os obstáculos ofensivos. As rotinas de trabalho adquiridas ainda não permitem que façamos leituras de jogo correctas, facto que motivou um elevado número de perdas de bola.
Entrámos bem no jogo, e mesmo sem grande efectividade no contra-ataque, conseguimos ganhar alguma vantagem graças ao acerto no lançamento exterior e ao domínio no ressalto ofensivo. No 2º período, melhorámos as percentagens de lançamento nas áreas próximas do cesto, mas não fomos capazes de repetir o desempenho em termos de ressalto na tabela de ataque. Defensivamente, permitimos alguns lançamentos sem oposição que impediram o aumento da diferença pontual. Após o intervalo, a determinação e entrega ao jogo nos 5 minutos iniciais fizeram com que chegássemos a ter uma vantagem de 18 pontos, mas o acumular de erros em ataque e o decréscimo de intensidade defensiva permitiram ao adversário encurtar a diferença, dando a ideia de que podia lutar pelo jogo até final. Tal não aconteceu porque reagimos e não permitimos a aproximação no marcador, compensando defensivamente as perdas de bola e sendo eficazes na linha de lance livre.
A nossa vitória não merece contestação, mas uma vez mais ficou patente a necessidade de aumentarmos o volume e intensidade de trabalho... Porque os maiores oponentes que enfrentamos somos nós mesmos: não é pela mediocridade das condições que devemos avaliar o nosso desempenho, mas sim pela forma como reagimos à adversidade.
"

domingo, 17 de outubro de 2010

AAUAv PERDE NO CENAP

AAUAv: Leandro Vaz (32), Diogo Soares, João Alexandre, André Silva (2) e Rúben Carvalho (7) - 5 Inicial - Luís Mendes, André Ferreira, Samuel Oliveira, Diogo Lopes, Bruno Monteiro, Rui Puga (10) e António Araújo (1).

 Marcha do Marcador:
21-19; 33-33 (12-14); 41-41 (08-08); 54-52 (13-11).

O que diz o treinador:
"Num jogo que marcou a estreia absoluta de alguns dos nossos jogadores no escalão senior (literalmente, a semana de integração), seria difícil estar mais satisfeito com o (des)empenho, atitude e comportamento global, não obstante o resultado negativo. Sabíamos, pelas condições do recinto e pelo maior número de soluções e qualidade do nosso opositor (comparativamente a épocas anteriores), que as dificuldades para ganhar o jogo de estreia seriam enormes, acrescidas dos factores que nos condicionam a preparação desde o início da época.
O jogo fica marcado por um equilíbrio constante, onde inclusivamente as oscilações na qualidade do basquetebol praticado foram niveladas pelo decorrer do tempo. Após um primeiro período bem jogado por ambas as equipas, o jogo tornou-se menos esclarecido e com muitas falhas técnicas, mas com uma luta e entrega constantes. Após várias alternâncias no marcador, o nosso adversário conquistou uma diferença de 5 pontos no 4º período, obrigando a que fizéssemos um esforço notável nos derradeiros 3 minutos para lutar pela vitória. Tivemos oportunidades para conseguir esse sucesso, mas fomos infelizes em alguns momentos de decisão.
Do ponto de vista de jogo colectivo, fomos contrariados e tivemos dificuldade em superar a pressão efectuada sobre o jogador que efectua o 1º passe, facto que limitou o desenvolvimento de contra-ataques - efectuámos a transição recorrendo demasiadas vezes ao drible e optámos maioritariamente por preservar a posse de bola em detrimento de arriscar um passe para o jogador livre, reflexo de alguma falta de confiança que pode ser superada com trabalho. Mostrámos progressos na manutenção da intensidade de jogo, defendemos com garra e lutámos até ao último segundo - só podemos estar satisfeitos e sentir vontade de fazer mais e melhor.
"

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

BOA ENTRADA NO JOGO NÃO CHEGA PARA GANHAR

AAUAv: Leandro Vaz, Rúben Carvalho, Rui Puga, Diogo Soares e André Silva - 5 inicial - Paulo Costa, André Ferreira, Diogo Lopes, Bruno Monteiro, Luis Mendes, Tó Araújo e Roy Silva.

Marcha do Marcador (4 períodos de 10 minutos):
11-15; 27-30 (16-15); 51-40 (24-10); 55-53 (4-13).

O que diz o treinador:
"O objectivo principal do terceiro e último momento competitivo antes do início do campeonato (CNB2), consistiu na recolha de indicadores que nos permitam ter referências para avaliar o trabalho até aqui desempenhado e nossa evolução enquanto equipa. Não obstante muitos dos mecanismos não estarem completamente assimilados, vincámos de forma clara as nossas pretensões relativamente ao modelo de jogo colectivo e revelámos já a existência de um rumo comum. A entrada desinibida em jogo permitiu-nos traduzir a boa atitude defensiva e a agressividade na luta pelo ressalto defensivo em contra ataques rápidos que nos proporcionaram um ligeiro ascendente e o comando do marcador durante a 1ª parte. O Galitos reagiu no terceiro período, melhorando o seu jogo de ataque e aproveitando alguma falta de esclarecimento que nos levou a acumular erros, facto que se traduziu num parcial desequilibrado de 24-10. A desvantagem de 11 pontos no final desse período foi encurtada graças a uma boa reacção que coincidiu com o menor rendimento do nosso adversário. Globalmente foi um excelente teste, porque revelou algumas das nossas qualidades e o trabalho que ainda temos que efectuar para superar as fragilidades, evitando que os momentos de jogo em que não estamos bem tenham consequências tão penalizadoras. Essencialmente, deixámos de ter dúvidas quanto à atitude que nos pode trazer sucesso..."

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

TREINO DE TERÇA

No treino de amanhã, 3ª feira, a nossa coordenadora estará presente para se tratar da "papelada" que está pendente, por isso, tentem estar equipados por volta das 19:45 e dirijam-se à "sala das tabelas". Não se esqueçam, também, de voltar a ler o mail que vos foi enviado na 6ª feira e tragam os regulamentos assinados, exames médicos e material necessário para as inscrições.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

EXAMES MÉDICOS

Estão marcados para a parte da tarde de amanhã, dia 6 de Outubro, os típicos exames médicos. que se realizam todos os anos. Lembro que a realização do exame médico é obrigatória para quem quer competir, tanto a nível federado como a nível de universitário.
A concentração é para ser no Pavilhão Aristides Hall pelas 15:30 com saída prevista assim que estiverem todos presentes.

domingo, 3 de outubro de 2010

AAUAv PERDE 2ª JOGO DE PREPARAÇÃO



AAUAv: Roy Silva, Diogo Soares (6), Bruno Monteiro (8), Samuel Oliveira, (4) André Silva (6)- 5 inicial - Leandro Vaz (19), André Ferreira, Diogo Lopes, Luís Mendes (2), André Catalão, António Araújo (4).

Marcha do Marcador (4 períodos de 10 minutos):
18-12; 36-26 (18-14); 57-31 (21-5); 72-49 (15-18).


O que diz o treinador:
"Partimos para o segundo jogo de preparação privados de algumas das unidades mais influentes e com relativa facilidade adicionaríamos outros factores como o cansaço, o piso, a falta de tempo para aquecimento, as tabelas, a arbitragem, o dia/hora do jogo, etc., mas nenhum destes motivos justifica o resultado ou adquire importância face a uma abordagem errada ao jogo e a atitude que (não) tivemos em campo. Exceptuando o 4º período, em que transmitimos uma imagem mais próxima daquilo que sabemos e podemos fazer, o jogo fica marcado pela superioridade dum adversário que compensou com vontade o facto de ter menos argumentos. E sobretudo neste aspecto que temos que melhorar e demonstrar (des)conforto enquanto o marcador nos for (des)favorável. Temos um grande desafio pela frente, nas 2 semanas que se seguem..."

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

JOGO-TREINO EM VISEU

A AAUAv desloca-se hoje à noite a Viseu para defrontar o Gumirães, equipa que disputa a Fase Inter-Regional - Zona Centro do CNB2, num jogo-treino que tem inicio marcado para as 21:30.
O ponto de encontro será no Pavilhão Aristides Hall às 19:45 e a saída está prevista para pouco depois, assim que estiverem todos presentes e estiver tudo pronto.
Este jogo-treino vai ser importante na nossa preparação, pois, poderá ser a última oportunidade para avaliar a o estado da equipa em situação de jogo antes do inicio do CNB2, dia 16 deste mês.