Não gosto de falar de arbitragens, nem tão pouco de desculpar derrotas colocando as culpas nos senhores de cinzento, mas o que se passou hoje no pavilhão do Alboi, no jogo que opôs as equipas do Beira-Mar e AAUAv, foi uma autentica vergonha! Num jogo que tudo tinha para ser um bom espectáculo, acabou por ser um dos "senhores do apito" a ficar com todo o protagonismo do encontro. Se durante a primeira parte a partida foi interessante ( com um ou outro erro que acabam por já ser normais), depois do intervalo as coisas mudaram, com aquilo a que eu vou chamar de "perseguição"... perseguição daquele senhor de cinzento ao treinador da AAUAv (conseguiu que o Fernando não terminasse o jogo no banco), e perseguição daquele senhor de cinzento aos jogadores mais influentes da AAUAv (parabéns ao mesmo, pois conseguiu tirar do jogo, com 5 faltas, 4 deles. Uma boa jogada da sua parte que no ínicio do terceiro período "arruma" logo com 2 atletas da AAUAv). É muito triste quando se vê o trabalho de uma semana de treinos ser "estragado", e "desrespeitado" desta forma por pessoas que, pelo que se viu hoje, certamente não têm qualquer vergonha na cara! Eu não sou ninguém para poder fazer qualquer tipo de exigências, mas acho que só ficava bem aos senhores que apitaram o jogo desta noite, fazerem um pedido de desculpas aos atletas que estiveram dentro de campo a tentar cumprir com as suas obrigações! Enquanto adepto de basquetebol, espero que situações destas não se voltem a repetir, para bem do basquetebol aveirense. Enquanto estudante da Universidade de Aveiro espero que as palavras por mim "livremente" proferidas não prejudiquem, no futuro, a equipa que me representa! Uma boa noite para todos!
Sou de Aveiro e apoiante, até ontem, do Beira Mar. Mas depois de ontem ter visto um dos maiores exercícios de intimidação e de falta de respeito que vi recentemente, não baterei mais palmas pelo Beira esta época.
ResponderEliminar4 factos de ontem:
1) Durante todo o intervalo o treinador do Beira Mar esteve a explicar ao árbitro Jorge Marques como apitar. Quando o treinador da UA tentou falar com o mesmo árbitro foi impedido pelo mesmo.
2) A primeira falta tecnica ao treinador da UA é marcada após um soco estrondoso do Nuno Ales na bola. Falta Técnica ao treinador da UA por perguntar "Isto Vale?".
3) Após a segunda falta técnica ao treinador da UA o João Silva atira a bola contra o treinador da UA, numa clara atitude de desrespeito e provocação.
4) A técnica ao Brito é marcada depois deste ter desculpado (mais) uma tentativa de agressão do João Silva (que não se lembrou que no basquetebol se pode pressionar o jogador com bola) e quando se preparava para o cumprimentar com um aperto de mão.
Quem anda há tanto tempo neste jogo e ainda se comporta assim não pode ensinar jovens a jogar basquetebol ou então ninguém pode ter dúvidas sobre a razão porque temos o basquetebol que hoje temos.
Gente assim tem que deixar de arrastar a sua penosa carreirita o quanto antes...
Bem sei que não precisam do meu apoio, tal a "grandeza" do Beira. Mas enquanto se vestirem de amarelo indivíduos que não sabem respeitar o jogo, não se ouvirão mais as minhas palmas no Alboi.
Parabéns à Universidade pela humildade e correcção.
Parabéns à ABA por mais uma magnífica arbitragem.
Boa sorte para o Beira Mar! Que sejam rapidamente campeões para que quem está a mais saia já...
Está descoberta a forma do Beira Mar vencer a Universidade. É só expulsar o treinador, porque com ele no banco até ao fim não conseguiram ganhar nenhum jogo em 2 anos (3 derrotas)...
ResponderEliminarMas fica registada a intenção de, quem sabe um dia, vencerem um jogo com o treinador da UA presente até ao final.
Boa sorte para o torneio de Guimarães, rapazes. O trabalho de levantar a qualidade do basquetebol em portugal passa por enfrentar os incompetentes que o puseram assim e que se vão cruzando convosco.
E não se esqueçam: vocês são os actuais CAMPEÕES NACIONAIS UNIVERSITÁRIOS, o que incomoda muito alguns inaptos!!!
ABRAÇO.
Joguinho tão mal jogado ... coitados ...
ResponderEliminarjá agora:
fana "cristo rei" de braços abertos e lingua sempre afiada ...
se fosse tão bom treinador como é a discutir as decisões seria de certeza candidato à nba .. pois a nossa liga seria menor para uma pessoa tão "qualificada"
Venham falar dos árbitros... venham falar dos jogadores do Beira-mar a fazer isto e aquilo... etc. Não digo que não tenham razão, antes pelo contrário, até têm alguma... Mas só vou dizer 2 coisas; primeiro, só quero relembrar a arbitragem do jogo UA vs Beira-Mar... para quem está recordado, o Fernando fez o "papel" dele e nada foi penalizado, tendo ainda ajudado para que a arbitragem fosse má para o lado do Beira. Segundo, aquela atitude no banco da UA... por favor, parecem meninos birrentos sempre a chorar... o fernando faz lembrar o Nuno Alves quando não marcam as faltas que lhe fazem: amua e faz gestos esquesitos... Uma atitude no banco de se lhes tirar o chapéu.
ResponderEliminarCom isto não estou a defender o Beira, estou a dizer que se de umas vezes a balança está para um lado, outras está para o outro.
A culpa da Péssima arbitragem que por aí anda não é dos jogadores! Portanto cresçam, deixem-se de birrices e sigam em frente. Reclamem para a federação, e aí sim há que apontar uns dedos!
Boa noite.
Primeiro anónimo: não me acredito que alguma vez tenha sido do Beira-Mar. Ninguém muda de clube pelas situações que expões. Podes estar totalmente certo do que dizes, mas isso não é motivo para nenhum beiramarense deixar de o ser! Falsos beiramarenses, não.
ResponderEliminarQuanto ao jogo, não vou fazer comentarios porque nao estive presente, mas é ridiculo tirar mérito a uma equipa que é claramente a melhor do campeonato. Quem disser o contrário, ou não percebe nada de basquetebol, ou é fanático!
A UA merece todos os elogios pela forma como se tem apresentado nos mais diversos comentários. Todas as vezes que ganharam ao Beira-Mar, fizeram-no com merito, agora, não tirem é o mérito a quem comanda a classificação e a quem só por ainda uma vez perdeu.
Um abraço para todos.
Com o devido respeito pela equipa do Beira-Mar, vitórias como a deste sábado, não têm qualquer valor...
ResponderEliminarFoi o Jorge Marques que conseguiu tirar todo o mérito à equipa do Beira.
Estou certo que a Universidade acabaria por ganhar um jogo que estava a ser muito equilibrado!
Esse frustrado do basquetebol devia mesmo pedir desculpa aos jogadores e equipas técnicas das duas equipas...
Parabéns malta... forte abraço e boa sorte nos 2 jogos que faltam.
SR PEDRO NEVES
ResponderEliminarComo diz não esteve presente,eu gostava de o ter visto lá, e então sim aceitava o seu comentário. assim sendo o seu comentário é inoportuno, não está em causa a qualidade do BEIRA-MAR nem a classificação, mas sim a atitude do arbitro que tudo fez para humilhar a UA, equipa com um projecto engrandecedor do Basket Aveirense e a todos niveis louvavel, mas que tratamentos destes têm que ser falados e postos em causa, pois então eu pergunto ao Sr. valerá a pena estes jovem treinar a horas improprias e sacrificarem os seus fins de semana,o convivio semanal com as familias, parte deles não são do Aveiro, e quem sabe os estudos, para no final terem este tratamento?
Já agora o primeiro anónimo ( pelo que entendi )não deixou de ser BIRAMARENSE, deixou de aplaudir esta equipa enquanto alguns se mantiverem por lá, isto sim é sentir dor por algo que se gosta e mostra que não é cego.
"penosa carreirita", "cristo rei", "meninos birrentos", etc...
ResponderEliminarPeço-vos o favor de terem contenção na forma como comentam as ocorrências do Beira Mar - AAUAv.
Respeito duma forma indescritível o Beira Mar onde passei várias fases bonitas da minha vida e onde, entre outras coisas boas, jogam e treinam grandes amigos meus. Foram claramente melhores do que todos os outros durante o campeonato e do que nós no jogo de Sábado. Por essas duas razões estão de parabéns e desejo aqui publicamente, como já o fiz pessoalmente, que sejam os campeões nacionais do CNB2 em 2009.
Como sempre, houve falhas de todos os intervenientes no jogo e assumo aqui as minhas. Aguardo por isso serenamente a descrição dessas falhas graves que motivaram a minha exclusão, que se veio a revelar prejudicial para o notável rendimento da minha equipa.
E lembro a todos que isto é apenas um jogo de basquetebol onde todos os interveniente desempenham um papel decisivo na promoção da modalidade de que tanto gostam.
Não só com o que fazemos ou dizemos nos jogos mas também pela forma como manifestamos as nossas opiniões depois deste acabar...
Boa sorte para a 2ª fase para o Beira Mar e para quem o acompanhar.
Primeiro faz asneira ,logo faz cara de santo.Acabe com as palhaçadas que faz no banco,não ajudam a equipa.
ResponderEliminarAo último dos anónimos que respondeu ao comentário do Fernando, só tenho uma coisa a dizer: VÁ VER AS TRANSMISSÕES DA RTP MEMÓRIA QUE PASSAM OS JOGOS DE BSAQUETEBOL DO BENFICA, DO TEMPO EM QUE O MÁRIO PALMA ERA TREINADOR. Se por acaso não ficar ilucidado, VEJA O MESMO CANAL QUE TRANSMITE TAMBÉM OS JOGOS DO PORTO E OVARENSE EM QUE O TREINADOR JOSÉ OLÍMPIO ERA O ORIENTADOR!!!
ResponderEliminarLembra-se do que esses treinadores faziam no banco? Lembra-se da maneira com que se dirigiam aos árbitros e mais arrepiante, aos jogadores?
Sr. anóniimo, perceba que num jogo de alta competição, já dizia o Jorge Jesus (não que eu concorde), "O fair play é uma treta"!!! O objectivo claro, é fazer tudo para se ganhar o jogo e como diziam os meus treinadores Carlos Bio e Rui Neves, "até o árbitro apitar, não é falta"...
Entendeu? Se não gosta, fique em casa pois parece-me que nada percebe da matéria. Em todo o caso, veja a programação que lhe recomendei.
Força Fanã, e não ligues aos teus detractores. Boa sorte para os CNUs
Agora querem desviar a atenção, para a forma de estar no banco do treinador da UA, vi muitos jogos da UA, sempre foi a sua imagem, questionar os arbitros quando não concorda com a actuação dos mesmos, deve ser a postura dos treinadores, e também vi outros fazerem o mesmo, gesticularem, levantarem-se do banco, berrarem ,algumas vezes talvez de forma menos apropriada,o que está em causa é a atitude de um arbitro que nem a ele proprio se respeitou, tendo feito uma arbitragem, vingativa e permitindo a uns tudo e a outros nada ou quase nada, portanto meus amigos não desviem a atenção da situações,aqui o que está em causa é a arbitragem deste sabado, como adepto compreendo o que o treinador da UA está pedir, pois a semana que se avizinha é que é importante para o projeto da UA, o que ele está a pedir é serenidade, e deixem os rapazes trabalharem com toda a calma, depois quando se encontrarem a beber uns copos digam o que têm a dizer uns aos outros.
ResponderEliminarPois, o treinador pode fazer de tudo no banco para ganhar o jogo,(concordo )mas não tudo é permitido fazer no banco e logo não fiquem de boca aberta quando o treinador é expulso por fazer o que não deve.
ResponderEliminarO que eu aqui vejo são muitos anónimos com medo de dar a cara...
ResponderEliminarPorque será??
Mais uma vez ao Sr. anónimo:
ResponderEliminarPelo que percebi destes comentários, o Fernando perguntou se o gesto do jogador do Beira, Nuno Alves, que deu um estrondoso soco na bola valia. Será este, motivo para lhe ser averbada uma falta técnica? Volto a recomendar-lhe a visualização do canal RTP memória, mas faça-o com o som bem alto. Se realmente tem uns ouvidos susceptíveis, não o faça e mais uma vez lhe digo, em alta competição, vale quase tudo para se chegar aos resultados e quem não compreender isso, é melhor ir à missa à Sé Catedral em vez de assistir a desporto sénior, qualquer que seja a modalidade.
Boas visualizações e Fanã, muito boa sorte para esta semana complicada. Força rapaziada.
Sr J.Reis. Está muito enganado quando diz que em desporto de alta
ResponderEliminarcompetição vale quase tudo.Primeiro a CNB 2 não é de longe desporto alta competição.Abra os olhos e vai ver as ligas da europa ou nossa Proliga e Liga ,para ver o que é permitido fazer no banco dentro dos regulamentos.Perguntar uma coisa,sem grandes alaridos, não é motivo de levar FT.Agora fazer o circo que Fernando faz é motivo para ser penalizado em mais ocasiões das que o fazem.Se gostas muito do RTP memória é contigo;eu gosto mais do basket de hoje.È triste copiar as atitudes menos boas dos outros e tentar justificar que como os outros tambem fazem,pois.....
Os treinadores e jogadores querem fazer tudo para ganhar ,são os árbitros que devem permitir ou não determinadas acções ou comportamentos que saem fora do que as regras permitem.NÂO VALE TUDO por muito que alguns queram.
ResponderEliminarMeus caros... o que está aqui em causa é a FALTA DE RESPEITO que o "artista de cinzento" teve, neste caso, para com o trabalho dos jogadores da UA. Nada mais.
ResponderEliminarÉ curioso ver tantos comentários de quem não sabe o que diz mas que tem de ter algo a dizer senão nem dorme. Enfim...
ResponderEliminarFelizmente o jogo está filmado e podem ser comprovados todos esses "gestos esquisitos", "amuos" e "comportamentos qaue saem fora das regras" do treinador e do banco da UA. Tenham mas é juízo porque uma imagem vale mais do que mil palavras.
E como na UA se leva este projecto muito a sério em prol da melhoria da qualidade do nosso basket, se a ABA quiser o vídeo para futuras acções de formação para árbitros ou treinadores teremos todo o gosto em o ceder ou melhor até, em visioná-lo em conjunto para todos crescermos juntos. Aqui fica o desafio!
Desafio-o a colocar o video online.
ResponderEliminarEu,como responsavel da parte da formação,agradecía inmenso se fosse possivel me esprestarem o video do jogo para fazer a copia,de forma a tentar melhorar e rectificar aquilo que não esteja bem.
ResponderEliminarJuan,
ResponderEliminarRegistamos com extrema satisfação a abertura da ABA à melhoria de comportamentos negativos recorrentes, em prol de um melhor basquetebol.
Na próxima semana faremos chegar à ABA uma cópia do vídeo do jogo para rectificarem aquilo que acharem conveniente.
Acho sempre benéfico os árbitros reunirem com os clubes numa perspectiva pedagógica e não, para se lavar roupa suja. Deverá ser um encontro de troca/partilha de pontos de vista para um melhor entendimento dos agentes desportivos. É salutar que um treinador tão criticado por alguns, se mostrar tão prontamente disponível para este debate/reunião. Só assim, a modalidade evolui. Força Fernando, e parabés pelo apuramento dos CNUs
ResponderEliminar